sábado, 14 de janeiro de 2012

SAÚDE

Antidepressivos na gravidez prejudicam bebês, diz estudo
Antidepressivos podem prejudicar o bebê na gravidez, diz estudo. Foto: Getty Images
Antidepressivos podem prejudicar o bebê na gravidez, diz estudo
Foto: Getty Images

Tomar antidepressivos no fim da gravidez dobra o risco de dar à luz bebês que sofrem de hipertensão pulmonar persistente, de acordo com um estudo realizado nos países do norte europeu e publicado nesta sexta-feira. "Antidepressivos do tipo ISRS (Inibidores Seletivos de Recaptação da Serotonina) após a 20ª semana de gestação estão associados a um risco dobrado de hipertensão pulmonar persistente no recém-nascido", afirma um estudo realizado pelo prestigiado Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.
O estudo do Karolinska levou em conta 1,6 milhão de nascimentos entre 1996 e 2007 em cinco países do norte da Europa (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia). É o primeiro estudo representativo desta magnitude, que complementa a pesquisa Chambers, publicada em 2006 no New England Journal of Medicine. Segundo o estudo, 11 mil mulheres que tomaram antidepressivos no final da gravidez deram à luz 33 crianças com hipertensão pulmonar.
"Os médicos que tratam pacientes grávidas contra a depressão devem tentar considerar uma abordagem não medicamentosa", adverte a responsável pelo estudo, Helle Kieler, em um comunicado. De acordo com dados do Instituto Karolinska, o número de recém-nascidos que sofrem da doença, em média, é de 1,2 a cada mil. Entre eles, a taxa de mortalidade é de 15%.
Os antidepressivos ISRS são amplamente utilizados no tratamento da depressão e incluem vários tipos de princípios ativos, como a fluoxetina, vendido sob o nome de Prozac. O estudo constatou que os riscos são os mesmos para todos os princípios ativos estudados, ou seja, a fluoxetina, citalopram, sertralina, paroxetina e escitalopram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário